O suicídio tem sido um tema recorrente no mundo do Rock/Metal, de tão recorrente já virou até vertente do Black Metal, o Depressive Suicidal Black Metal (DSBM). Bandas como Judas Priest, Ozzy Osbourne, Marilyn Manson, entre outras já foram a tribunais sendo acusadas de incentivar o suicídio entre os jovens, assim como muitos são os músicos que têm cometido o suicídio.

Estudos apontam que de 1974 a 1999 cerca de 33 Rockstars, entre bateristas, guitarristas ou vocalistas de bandas de Rock e Metal, cometeram suicídios, além de diversas outras mortes por overdose de drogas, por acidentes e causas desconhecidas. Desde o início do Rock, nos anos 1950, diversos astros do Rock, tais como Chuck Berry, Little Richard ou Elvis Presley, mostravam um estilo de vida prenhe de comportamentos de risco à saúde, incluindo bebedeiras, uso e abuso de drogas, comportamentos sexuais arriscados e atos violentos.

A depressão é um forte fator que leva ao suicídio, mas não o único. O estresse e os transtornos de personalidades, como a síndrome de borderline, são fatores que podem levar o individuo a pôr um fim em sua vida, sendo todos estes muito presentes no mundo musical. Trarei um alista de alguns músicos que cometeram suicídio e que se enquadram nesse contexto conturbado de drogas, depressão e uma vida agitada.

Per Yngve Ohlin (DEAD) (1969 – 1991)
Per Yngve Ohlin, mais conhecido como Dead, foi vocalista da banda Mayhem, após a saída de Messiah. Dead se destacava nos palcos por sua postura extrema e uma performance única, sempre usando corpse paint, desde a época que integrou o Morbid. Nos shows portava frequentemente uma bolsa com um cadáver de corvo no interior para sentir a essência da morte, além de vestir roupas que anteriormente havia enterrado e onde proliferavam germes e insetos. Dead cometeu suicídio cortando os pulsos e dando um tiro em sua cabeça, porém antes de cometer suicídio, ele deixou um bilhete que dizia: “Desculpe pelo sangue”. Euronymous, guitarrista da banda Mayhem, tirou fotos do cadáver do ex-companheiro de banda, que foi usada na capa de Dawn of the Black Hearts”.

 

Jon Nödtveidt (1975 – 2006)
Jon Andreas Nödtveidt foi o guitarrista e vocalista da banda de Black Metal Dissection, membro da Misanthropic Luciferian Order (Ordem Misantrófica Luciferiana, hoje conhecida como Temple of The Black Light) e também do grupo sueco Werewolf Legio. Jon teve um vida curta e polêmica, tendo passado boa parte dela na prisão, condenado por participar do assassinato de Josef ben Meddour. No dia 13 de agosto de 2006 Nödtveidt foi encontrado morto em seu apartamento em Hässelby. Aparentemente se suicidou com um tiro na cabeça.

 

Ingo Schwichtenberg (1965 – 1995)
Foi um dos fundadores da banda do Helloween e responsável pela ideia da mascote da banda: The Pumpkin. Começou a ter problemas de esquizofrenia e de depressão, provenientes da morte do pai, e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas e drogas, o que de acordo com os outros membros remanescentes da banda na época, ajudaram a culminar no suicídio. Ingo resolveu tirar sua vida na estação de Friedrichsberg, na cidade alemã de Hamburgo, ao se jogar do metrô em março de 1995. Ingo esteve presente nos álbuns: “Helloween”, “Walls of Jericho”, “Keeper of The Seven Keys” (part 1 e part 2), “Pink Bubbles go Ape” e “Chameleon”.

Tom Sedotschenko (1970 – 1999)
Tom nasceu em novembro de 1970, na Alemanha. Se destacou como vocalista da banda de Gothic Metal EverEver. Atuou como vocalista na banda de 1993 a 1998, lançando os álbuns “Seasons” (1996) e “Stormbirds” (1998), além de demos e splits. Devido a desavenças com outros membros, houve seu desligamento, sendo substituído por Bem Ritcher. Mergulhando na depressão, Tom Sedotschenko deu fim a sua vida em 1 de setembro de 1999.

Selim Lemouchi (1980 – 2014)
Selim era holandês, guitarrista e compositor das bandas The Devil’s Blood e The Temple of Azath. Satanista assumido, Selim, montou a The Devil’s Blood com sua irmã Farida Lemouchi. A banda alcançou relativo sucesso e chegou a excursionar pelos EUA ao lado do Behemoth. Em janeiro de 2013 a banda teve o fim de suas atividades e em 2014, aos 33 anos, Selim, dá fim a sua existência, por razões ainda desconhecidas.

Quais os artistas de Rock/Metal fazem mais falta à cena? Comentem.