Logo após chegar ao auge com o álbum Powerslave (1985) e de realizar sua primeira tour mundial e participar do Rock in Rio I, a banda britânica Iron Maiden lançou os bem sucedidos “Somewhere in Time” (1986) e “Seventh Son of a Seventh Son” (1988) este último coroando a boa fase em que a banda se encontrava.

iron-maiden14

Mas quando preparavam-se para gravar 8° álbum de estúdio, alguns desentendimentos acerca da sonoridade  fizeram com que o guitarrista Adrian Smith anunciasse que sairia da banda e que Steve Harris conseguisse um substituto. A mudança aconteceu e Janick Gers  guitarrista que já havia participado do álbum “Magic” da banda Gillan (na época do ex-vocalista do Deep Purple), ingressou e assim iniciaram as gravações de” No  Praying for the Dying” (1990).

iron maiden 2

Algumas diferenças se tornaram evidentes pós a saída de Adrian, a banda deixara de usar sintetizadores e desta forma tentara retornar a sonoridade dos primórdios da carreira, o que não agradou a maioria dos fãs, fazendo do atual álbum um fiasco, e tal repercussão fez com que no meio da turnê a banda voltasse ao estúdio para gravar um novo álbum.

Dentre o final de 1991 e abril de 1992 Steve Harris e companhia gravaram o álbum que talvez seja o mais comercial do grupo, porém que trouxe a banda novamente a evidência naqueles turbulentos anos 90.

iron maiden 4

O 9° álbum do Iron Maiden estava pronto, “Fear Of The Dark”, e logo no lançamento já conquistou o 1° lugar da Official Albums Chart da Inglaterra, trazendo novamente a banda ao topo, ganhando disco de ouro no Canadá, Inglaterra e França.

Quatro singles foram lançados  : “Be Quick or Be Dead”, “From Here to Eternity”, “Wasting Love” e “Fear of The Dark” (versão ao vivo).

Logo de abertura temos “Be Quick or Be Dead”, que é a faixa mais rápida e agressiva do álbum, faixa que aborda os escândalos políticos que estavam a acontecer naquela época, faixa que foi escolhida para ser o primeiro video –clipe de promoção do disco. Seguindo temos “From Here to Eternity” que foi selecionado como segundo vídeo-clipe de promoção,  faixa mais melodiosa que mostra a tendência para qual o restante do disco caminha, uma sonoridade menos agressiva, canção que é baseada na saga da prostituta Charlotte, concluindo assim jornada iniciada nas faixas “Charlotte the Harlot”,”22 Acacia Avenue” e “Hooks In You”.

Adiante temos “Afraid to Shoot Strangers”,  uma composição que tem uma letra que aborda a visão de um membro do exército quando ele tem que sair em missão e precisa seguir ordens das quais não concorda, grande destaque para os solos de Gers e Murray que possuem uma melodia tocante.

Destacam-se ainda “Wasting Love” que é a canção mais comercial e acessível, tratando-se dos amores perdidos e das dores que isso causa, balada que transformou-se no terceiro clipe deste álbum, ainda sobressaem-se as faixas “Childhood’s  End”, “Judas Be My Guide” e o grande e consagrado hit “Fear Of The Dark”.

Sem dúvida, a Donzela conseguiu lançar em 10 de maio de 1992 um dos mais expressivos e rentáveis álbuns de sua carreira.

iron 1992